Kit: Isso não é Psicanálise?

Código: 8E2JM8P7W
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

 

KIT DE PRÉ-VENDA DO LIVRO: ISSO NÃO É PSICANÁLISE?

Tensionamentos em Psicanálise e Relações de Gênero

 

Este livro é para você que trabalha com a(s) psicanálise(s) e que, alguma vez, tentou tencioná-la(s) a partir de estudos interseccionais, a exemplo de classe, raça, gênero, sexualidade e tantos outros, e, como retorno, ouviu a frase: “isso não é psicanálise”? Essa resposta defensiva é frequentemente usada para manter determinadas relações de poder estagnadas por meio de uma fossilização da psicanálise, recusando a vida que a diversidade representa. Estamos em um tempo que exige uma psicanálise advertida e que possuía um rigor, mas um rigor que não seja indiferente com o seu tempo.

A obra que o leitor tem em mãos, é o primeiro volume de uma série de livros que irão apresentar, a partir dos trabalhos de conclusão de curso, os efeitos, em cada aluno(a)(e), do percurso de transmissão de dois anos realizado na primeira Pós-graduação em Psicanálise e Gênero do Brasil - a Pós-graduação em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política, oferecida pelo Instituto de Pesquisa em Psicanálise e Relações de Gênero (IPPERG).

 

Esse combo é limitado e com ele você vai garantir:

 

  1. Um exemplar do livro "Isso não é psicanálise"? 
  2. Uma caixa de fósforo personalizada para queimar as normas
  3. Marca-páginas personalizado.
  4. Cartela de adesivos psico-queer.

 

 

Textos:

Andressa cristina silva aguiar senra - Close: os silêncios que não escutamos

Anna Carolina Capra - A cisgeneridade enquanto agente da necropolítica trans

Bruno Latini Pfeil -  A construção narcísica da outridade: notas psicanalíticas sobre a perversão da humanidade

Bruno Reis Conti - Existe ideologia de gênero?

Camila Araujo de Souza - Análise dos materiais terapêuticos utilizados na clínica com crianças: quando a heteronormatividade e a branquitude estão presentes no brincar

Cristine Kruger Kapustan - A clínica interdisciplinar em estimulação precoce e a constituição do sujeito: função materna, gênero e parentalidade

Giovana Braga Santos - O que ouve um analista normativo? Uma discussão sobre a posição política do analista e sua escuta clínica

Herando Valério dos Santos - LGBTTQIAPN+ e a solidão na era dos aplicativos

Ivi Maressa Valério Pereira - A conversão histérica em alguns casos clínicos de freud como um sintoma social

João Luis Miola - Psicanálise e masculinidades: além do tóxico e do saudável

Júlia Castilhos Flores Cruz -  A decolonização da transferência: reveberações da escuta das transidentidades

Júlia Silva Araújo - Identidade: uma ilusão?

Karina Sassi - A monogamia é o destino? Dissidências relacionais e clínica psicanalítica

Larissa Pedroso MoraesNovos retornos para novos futuros? Uma aposta lacaniana na retomada do conceito de inconsciente

Luisa Pellegrine Comerlato - Do aviso e do anúncio: duas perspectivas sobre as dissidências

Manola Vidal de Souza costa - Gravidez transmasculina e função parental

Merlin Paiva Magalhães -   Da diferença sexual ao significante cis: brechas na psicanálise

Marine Bataglin - Melancolia de gênero: contribuições entre teorias de gênero e psicanálise

Mayuli Bittencourt Mizubuti - Sobre analistas, suas cores e formas de colorir a clínica

Rudiran Fernandes Messias - Lugar de fala, lugar de escuta: em busca de uma clínica de corpo presente

Samantha Medeiros Ferreira - O que as lesbianidades têm a dizer sobre a psicanálise?

Tanise Gralha Mateus - As madrastalidades e a quebra do feitiço da maternormatividade: a rainha má e os enlaces familiares

Tatiane Ramos - O fazer ético-político da psicanálise e as políticas identitárias

Valéria Cristina Henriques Valério Faccin -  O segredo morreu no armário:  autoetnografia de uma relação familiar silenciada

 

Sobre os, as e es autores, as, es:

Andressa Cristina Silva Aguiar Senra

Psicóloga (CRP 18/04302). Psicanalista. Pós-graduada em Psicanálise e os Desafios da Contemporaneidade (UNIC). Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/IPPERG). Membro da comissão de Psicologia de Diversidade de Gênero e Sexual (CPDGS) e da comissão de Orientação e Ética (COE) do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (18ª Região). Atua no atendimento clínico on-line de adultes, com principal área de atuação e interesse a psicanálise, com enfoque nos temas: relações de gênero, diversidade sexual, violência doméstica e sexual contra meninas e mulheres, escuta psicanalítica. E-mail: andressaaguiarpsi@gmail.com.

Anna Carolina Capra

Psicóloga (CRP 07/31578). Psicanalista. (PUCRS). Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/IPPERG). Uma das organizadoras e supervisoras do Coletivo de Educação Popular TransENEM. Atua no atendimento clínico de adolescentes e adultos. E-mail: annaccapra@gmail.com.

 

Bruno Latini Pfeil

Psicólogo (CRP 05/71525). Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/IPPERG). Mestrando em Filosofia (PPGF/UFRJ). Cofundador e coordenador da Revista Estudos Transviades. Pesquisador do Núcleo de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT). Coorganizador do livro "Corpos Transitórios: Narrativas Transmasculinas", publicado pela editora Diálogos, e coorganizador do livro "Estudos Transviades: Masculinidades Outras", publicado pela editora O Sexo da Palavra. Coautor do livro "A produção patológica do antagonismo", publicado pela editora Monstro dos Mares. Tem como interesses de pesquisa os estudos de gênero, com foco em cisgeneridade e contranormatividade, e os estudos sobre o corpo, refletindo sobre a estigmatização de modificações corporais como mecanismo de normatização e governança. Também adentra nos estudos sobre humanidade e monstruosidade, tendo como aportes teóricos os pensamentos pós-humanistas, a esquizoanálise e a psicanálise. E-mail: brunopfeil8@gmail.com.

 

Bruno Reis Conti

Graduado em História (Licenciatura) pela UFRGS. Graduando em Psicologia pela PUCRS. Membro do Programa de Educação Tutorial (PET) de Psicologia da PUCRS. E-mail: bruno.rconti@gmail.com.

 

Camila Araujo de Souza

Psicóloga (CRP07/26551). Especialista em Problemas do Desenvolvimento da Infância e Adolescência (Lydia Coriat). Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/IPPERG). Pós-graduada em Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil (PUCRS). Idealizadora e membro do (Re)começar: Espaço Interdisciplinar. Experiência clínica no setor público e privado. Tem como principal área de atuação e interesse a psicanálise e interdisciplinaridade, com enfoque nos temas: infâncias, raça, classe, gênero e escuta clínica psicanalítica. 

E-mail: camila.psicoaraujo@gmail.com.

 

Cristine Krüger Kapustan

Fisioterapeuta pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Estimulação Precoce e Desenvolvimento Infantil (ONDE). Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/IPPERG). Atua como terapeuta em estimulação precoce em consultório particular e no CER II – APAE de Cachoeirinha. E-mail: cristinekkapustan@gmail.com.

 

Giovana Braga

Psicóloga (CRP 04/65014). Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/IPPERG). Interessada pela potência de uma psicologia-psicanálise territorial e pelos estudos de gênero, em especial no que se refere a feminilidades, masculinidades, violência doméstica, e à intersecção política-subjetiva dessas temáticas com o espaço clínico. Por esse viés, atua no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Projeto Social “Garotos e Garotas da Vila”, da cidade de Santa Rita do Sapucaí/MG, e trabalha como analista social na Unidade de Prevenção à Criminalidade de Pouso Alegre/MG, no Programa Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (CEAPA), atendendo, com enfoque na responsabilização, homens autores de violência contra mulheres. E-mail: giovanabraggaa@gmail.com.

 

Hernando Valério

Psicólogo (CRP 06/97354.) Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/IPPERG). Especialista em Psicopatologia e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Tem como principais áreas de interesse e atuação a psicanálise, com enfoque em saúde mental da população LGBTQIAPN+, infância e adolescência. Atua como psicólogo clínico na Prefeitura de Carapicuíba, com experiência na área da Assistência Social, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência Especializado para a população em situação de rua (Centro POP); e Saúde, em Unidade Básica de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Núcleo de Atendimento de Infectologia de Carapicuíba (NAIC). E-mail: hernandovs@hotmail.com.

 

Ivi Maressa Valério 

Psicanalista. Mestranda em Psicanálise na Universidade Kennedy (UK - Buenos Aires). Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/IPPERG). Membro associada ao Corpo Freudiano, Núcleo Porto Alegre. Integrante da Comissão de Estudos e Pesquisas do Instituto Aus Ouvidos, onde também realiza escutas pontuais. Atua na clínica realizando atendimentos com adultos. E-mail: ivimaressav@gmail.com.

 

João Luiz Miola

Psicólogo clínico (CRP 07/35390) formado pela UFRGS. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/IPPERG).  Psicanalista em formação (APPOA). Tem como área de atuação a clínica orientada pela psicanálise em diálogo com os tensionamentos oriundos das teorias de gênero, de diversidade sexual e de questões raciais. Estuda, pesquisa e escreve sobre masculinidades na psicanálise, na cultura e na cibercultura. E-mail: joaomiola@gmail.com.

 

Julia Castilhos Flores Cruz

Psicóloga (CRP 07/19672) formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Universidade Autónoma de Madrid. Psicanalista. Especialista em atendimento clínico – ênfase em Psicanálise – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-graduada em Psicanálise e Relações de Gênero. Atua em consultório particular em supervisões e no atendimento de adultos e adolescentes. E-mail: julicacruz@gmail.com

 

Julia da Silva Araujo

Psicóloga (CRP 07/20525). Psicanalista. Especialista em Psicoterapia Psicanalítica de Adultos. Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/IPPERG). E-mail: julis.psi@gmail.com.

 

Karina Sassi

Psicóloga (CRP 07/24969). Psicanalista. Mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura (UFRGS). Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/IPPERG).  E-mail: sassiskarina@gmail.com.

 

Larissa Pedroso Moraes

Psicóloga (CRP 07/32309) graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Psicanalista.  Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/Fortiori/IPPERG). Atua como psicóloga clínica em consultório particular e como técnica social em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em Porto Alegre - RS. Tem como principal área de atuação e interesse a psicanálise lacaniana, com enfoque nos temas: relações de gênero, feminismos, infâncias e direitos humanos. E-mail: laripmoraes@gmail.com.

 

Luísa Pellegrini Comerlato

Psicóloga (CRP 07/29302). Psicanalista. Terapeuta em estimulação precoce pelo Centro Lydia Coriat. Mestre em Psicanálise Clínica e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/IPPERG). Atua como psicóloga e supervisora de estágio de psicologia na instituição Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual - Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Cachoeirinha. Atua também em consultório particular em supervisões e atendimento de crianças, adolescentes e adultos. E-mail: luisapellegrinicomerlato@gmail.com.

 

Manola Vidal

Psicóloga (CRP 10/410). Psicanalista (SBPRJ), mestre e doutora (FIOCRUZ-IFF), pós-doutora em Psicanálise e Saúde Mental (UFRJ-IPUB). Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/IPPERG)E-mail: manolavidal@gmail.com.

 

Merlin Magalhães

Psicólogo (CRP 08/29899). Psicanalista. Membro do Coletivo Psicanálise Periférica. Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/IPPERG). Mestrando em Educação pela UERJ. É ativista e militante nas encruzas do feminismo interseccional. E-mail: magalhaessssss@gmail.com.

 

Marine Bataglin

Psicóloga (CRP 07/39902). Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero (FAUSP/IPPERG). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS-UFRGS) e graduada em Psicologia (UFRGS). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero (NUPSEX-UFRGS). E-mail: marinebataglin@gmail.com.

 

Mayuli Bitencourt

Psicóloga (CRP 12/20268) Clínica que acredita na transversalidade e interseccionalidade de saberes enquanto instrumental de atuação profissional. Dos conhecimentos de cultivo aos movimentos de resistência, trabalha com a abordagem psicanalítica, por meio de uma escuta crítica e implicada, com ênfase para pessoas LGBTQIAP+ e corpos periféricos e dissidentes. Graduada em Psicologia, pela UEL (2008), e em Direito, pela UNIVEL (2011). Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/IPPERG). Membro do Coletivo Psicanálise Periférica e integrante do Projeto Remonta. E-mail: mayulibitencourt@gmail.com.

 

Rudiran Messias

Psicólogo (CRP 07/36028) clínico que se identifica como homem não branco, cisgênero e gay. Nascido e residente em Porto Alegre/RS, criado em uma família de classe média e formado em Comunicação Social e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua no acolhimento e no tratamento psicológico de orientação psicanalítica para crianças, adolescentes, adultos e terceira idade, em consultório particular. Especialista em Psicanálise e Análise do Contemporâneo pela PUCRS. Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/IPPERG). Atualmente, cursa pós-graduação em Atendimento Clínico das Diversidades Sexuais e de Gênero pelo Instituto de Pesquisa em Psicanálise e Relações de Gênero (FAUSP/IPPERG). E-mail: rudiran@me.com.

 

Samantha Medeiros

Psicóloga (CRP 07/30137) e psicanalista. Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/IPPERG). Ativista na Rede de Ativistas e Pesquisadoras Lésbicas e Bissexuais do Brasil (Rede LésBi) e na Jornada Lésbica Feminista Antirracista de Porto Alegre. Voluntária na Parada Livre POA. Está conselheira na atual gestão do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul/CRPRS (2023-20225), onde preside a Comissão de Direitos Humanos. Também representa o CRPRS no Conselho Estadual LGBT do RS integrando a mesa diretora. E-mail: fmedeirossamantha@gmail.com

 

Tanise G. Mateus

Psicóloga, (CRP 07/10230). Psicanalista. Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/IPPERG). Pós-graduanda em Atendimento Clínico das Diversidades (FAUSP/IPPERG). Especialista em Psicanálise Clínica de Adultos (ICPT). Especialista em Psicanálise Vincular (ICPT). Coautora do livro "Saúde emocional dos educadores" (2021), coautora do livro "O eu e o outro" (2023) e coautora do livro "Afetos em construção " (2023). Autora de ensaios com ênfase em psicanálise e nas relações de gênero, diversidade sexual, madrastalidades e maternormatividade, que são as principais áreas de atuação e interesse. Diretora e responsável técnica do Espaço Psi Centro de Psicoterapia Teresópolis.  Psicóloga clínica da Rede Remonta. Psicanalista do IPPERG. Atende adolescentes e adultos em consultório particular presencial em Porto Alegre e on-line para falantes da língua portuguesa. E-mail: tanisegmb@gmail.com.

 

Tatiane Ramos

Psicóloga (CRP 06/158134). Psicanalista. Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/IPPERG). Graduada pelo Centro Universitário São Camilo (CUSC).  Atua em consultório particular para adultos e idosos. Atualmente, compõe o corpo clínico da Rede Divam, um coletivo de psicanalistas e feministas que visa a democratizar o acesso à saúde mental para mulheres e pessoas LBTQIA+. Além disso, integra a coordenação do Coletivo Escuta, que promove atendimento clínico e ações sociais em psicanálise. Seus interesses abrangem temas que incluem a psicanálise política, à luz das relações de gênero, classe e raça, escuta clínica e artes do corpo. E-mail: tatiannerms@gmail.com.

 

Valéria Cristina Faccin

Psicóloga (CRP 05/57658). Pós-graduada em Psicologia Hospitalar. Especialista em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP/IPPERG). Pós-graduanda em Atendimento Clínico das Diversidades (FAUSP/IPPERG).  E-mail: psivalfaccin@gmail.com.

Ficha:

Título: Isso não é psicanálise? Tensionamentos em psicanálise e relações de gênero.
Organizador: José Stona
Editor: José Stona
Revisão: José Stona
Gerente editorial: Sueli Madalena Costa
Diagramação: Rebeca Silvanto Sales
Direção de arte, capa e fotografia: Pâmela Cador Fortes

Conselho Editorial

Dra. Andrea Ferrari (UFRGS), Ma. Beatriz Bagagli (UNICAMP), Dra. Brune Coelho (UFJF), Me. Bruno Pfeil (UFRJ), Ma. Camila Moraes (UCPEL), Me. Zeca Carú de Paula (PUC-SP), Me. Cello Pfeil (UFRJ), Dr. Eduardo Leal Cunha (UFS), (UFRGS), Dr. José Damico (UFRGS), Ma. Karina Sassi (UFRGS), Dra. Letícia Carolina Nascimento (UFPI), Ma. Sara Wagner York (UFRJ), Dr. Thiago Teixeira (PUC-MG), Me. Gelbertom Vieira Rodrigues (UNESP).

Entregas dos kits de pré-venda:

A partir de 23 de abril de 2024.

 

 

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

IPPERG: INSTITUTO DE PESQUISA EM PSICANÁLISE E RELAÇÕES DE GÊNERO LTDA - CNPJ: 48.053.913/0001-00 © Todos os direitos reservados. 2024