A Editora do Instituto de Pesquisa em Psicanálise e Relações de Gênero (IPPERG) nasce com o intuito de produzir publicações a partir das produções de pesquisa dos alunos/as/es dos nossos grupos de estudos, cursos livres, cursos de pós-graduação e das nossas instituições parcerias. Nossa equipe é formada por profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, que tem um compromisso ético, clínico e político com as diversidades sexuais e de gênero e suas intersecções.
A equipe da editora é composta majoritariamente por um grupo de profissionais que, tomados pela ausência de discussões éticas sobre questões interseccionais nos cursos de graduação e pós-graduação (a exemplo de raça, classe, sexualidade, gênero e práticas sexuais, de uma forma despatologizante e atualizada), decidiram criar um espaço onde esses debates sejam permanentes, antirracistas, inclusivos, implicados e situados, surgindo, assim, o IPPERG e a Editora IPPERG.
Reunimos profissionais que, por meio de seus trabalhos, vêm construindo narrativas que levam em consideração – não como elemento central, mas como elemento não passível de isenção – os atravessamentos do gênero e suas relações, mas, mais do que isso, pessoas que, em seu campo de atuação, deixam que a clínica seja primária em relação à teoria e fazem das suas escutas ações políticas, partindo do pressuposto de que, independentemente da linha teórica adotada, ela não é imparcial frente às questões de violência, opressão, discriminação e estigma.
Assim, o que nos une e nos movimenta é a intenção de colocar em prática aquilo que lemos, que pesquisamos, e que entendemos enquanto uma pesquisa ética, clínica e política . Acreditamos que é fundamental darmos vida aos trabalhos e pesquisas que vêm tensionando os espaços de transmissão do conhecimento científico, que, de modo geral, tende a ser composto quase que hegemonicamente por pessoas de um recorte muito específico de classe, raça e gênero.
Logo abaixo, apresentamos o nosso Conselho Editorial, que conta com membros que estão diretamente implicados com a transformação social:
Conheça nossas pesquisas e escritas que vêm tecendo o trabalho do IPPERG até aqui.